O autor lista os principios fundamentais para assertividade.
1. O princípio da aceitação incondicional: “Eu tenho valor”
O amor próprio deve ser igual ao amor que nutrimos por pessoas que amamos, sabemos que eles tem defeitos, mas não os reduzimos a isso. Amamos pelo que são, e muitas vezes quanto mais problemas tem, mais amamos,porque sabemos que mais precisam de nós. Assim é a autoaceitação, nem todos os dias estamos satisfeitos com nós mesmos, mas ainda assim nunca devemos questionar nosso valor.
Devo aceitar a minha essência. Enquanto estiver vivo, tenho valor por mim mesmo, sem precisar de razões nem motivos, não pelo que faço ou tenha deixado de fazer, tampouco pelo que tenho ou tenha tido alguma vez. Meu valor pessoal está na minha existência, não nas minhas conquistas. Meus êxitos ou fracassos não podem medir o meu valor essencial como ser humano, simplesmente porque sou mais do que isso.
2. O princípio de comparar as ideias com a realidade: “Pensar como um cientista
Somos ótimos em fantasiar , construir mundos inimagináveis para fugir da realidade. Isso não é de todo ruim. Costumamos ter muita confiança nas previsões que fazemos, usamos para tomar decisões, alteramos as informações conforme nossa necessidade, e nos orgulhamos disso.
Princípio de submeter as ideias à prova: implica em verificar se os nossos pensamentos têm fundamento ou não.Deixa que a realidade valide as previsões.
As pessoas ansiosas costumam ficar mais tempo fazendo previsões catastróficas que geralmente não acontecem. Quando nos submetemos nossos pensamentos à validação dos fatos criamos uma atitude mais saudável e uma visão mais aberta ao mundo. Precisamos saber o quanto nossos pensamentos estão próximos da realidade.
3. O princípio da exposição ativa: “Enfrentar o medo”
A coragem é o motor da existência humana. O herói conhece a adrenalina e lida com ela até alcançar sua meta. A melhor forma de vencer o medo é enfrentando-o.
Princípio da exposição ativa: propõe assumir os riscos necessários para vencer o medo. É impossível superar o medo, negando-o ou fugindo.